Como ter uma Casa mais Sustentável em apenas 10 passos.

Deparamo-nos diariamente com o tema da Sustentabilidade, tornando-se este num assunto cada vez mais comum. Mas será que sabe como aplicar a Sustentabilidade em sua casa

Este termo prende-se diretamente à ideia de utilizar algo sem que isso comprometa a sua capacidade de ser consumida por outras pessoas e pelas gerações futuras.

No fundo é simples: ser sustentável é utilizar e cuidar, para que não falte ao próximo que vai utilizar, formando assim uma cadeia solidária que procura preservar da melhor maneira possível o meio ambiente.

Podemos aplicar esta forma de pensar e de estar na vida, através de hábitos bem simples que farão certamente toda a diferença num futuro próximo. E é a pensar num presente mais prático e num futuro mais risonho, que a Loja VIVA lhe oferece soluções funcionais pensando na sustentabilidade ambiental.

Inspire-se com as seguintes imagens e descubra as 10 dicas que lhe temos para si:

1 – Reduza o consumo de água engarrafada, opte por garrafas de vidro:

Quer seja para consumir dentro de casa ou para levar consigo, opte por garrafas de vidro. Na Loja Viva encontra uma vasta oferta de Garrafas e Jarros, com ou com tampa e com várias capacidades, com os quais pode manter a sua água à temperatura ambiente ou reservar no frigorífico.

2 – Separe o lixo doméstico:

Idealmente, tente gerir a produção de lixo optando por objectos reutilizáveis. Opte também por diferentes Baldes do Lixo para a separação dos resíduos e das embalagens. Pode personalizar criativamente cada balde, de forma a identificar cada tipo de resíduos. Já sabe, o Azul é para o cartão e papeis, o Verde para o vidro e o Amarelo para plástico e metal.

3 – Reduza o desperdício:

Na hora de comprar, sejam bem alimentares sejam outros objectos, pense se realmente precisa deles e em que quantidade na sua vida e no seu dia-a-dia? Este pensamento evita arrependimentos, gastos desnecessários e desperdícios.

4 – Aproveite a água com Dispensadores de Bebidas:

Já conhece este truque? É tão simples de executar e a diferença é gigante, quer na conta da água, quer na nossa pegada ecológica. Na hora do duche, coloque a água que ainda está a aquecer dentro de um Dispensador de Bedidas. Desta forma, aproveita a água fria para utilizar na lavagem dos dentes, das mãos e do rosto. Na Loja VIVA encontra várias opções deste artigo, super prático graças à sua torneirinha que permite gerir a quantidade de água que necessita.

5 – Opte por recipientes de vidro:

Numa tentativa de reduzir as embalagens de plástico, opte por armazenar os seus alimentos em frascos e caixas de vidro. Seja para guardar no frigorifico, na despensa ou para levar consigo para o trabalho, as embalagens de vidro são super práticas, mais higiénicas e mais amigas do ambiente. Pode também começar a confeccionar os seus iogurtes em maior quantidade por exemplo, e levá-los consigo para o trabalho. Desta forma evita a compra de iogurtes em embalagens de plástico.

6 – Nem todo o plástico é mau:

Se optar pelo plástico, escolha plástico de qualidade, com maior resistência e durabilidade. Na Loja VIVA encontra várias soluções de armazenamento de alimentos ou para arrumação, produzidas em plástico de extrema resistência e alta durabilidade, e que se adaptam à Decoração de forma a que as enquadre na sua Casa e na sua vida durante muito mais tempo. Assim, compra menos vezes, e quando compra, compra giro e com boa qualidade :)

7 – Dê uma nova vida aos objectos:

Seja criativo, se o Carrinho de Cozinha já não tem utilidade na cozinha, porque não transferi-lo para a Casa de Banho, para colocar os rolos de papel higiénico e as Toalhas?! E se as Caixas de Plástico já não servem para armazenar alimentos, utilize para guardar botões, ou pequenos objectos. O mesmo com os frascos, tanto servem para conservar alimentos como para colocar canetas ou cotonetes. Há toda uma interminável lista de como pode reinventar os objectos que já tem, sem ter de os deitar imediatamente no lixo.

8 – Se já não serve para si, pode servir para outros:

Essa é uma atitude muito importante, porém difícil de executar. Afinal, temos a tendência de nos apegar aos objetos que possuímos.  Seja forte e trabalhe a mentalidade e o consumo colaborativo :) Doe tudo o que já não utilizar. Além de evitar um acúmular desnecessário de objectos em sua casa, ainda ajudará outra pessoa. Seja solidário!

9 – Opte por luzes com menos consumo:

Seja responsável pela mudança em sua casa ou escritório. Ajude a consciencializar as outras pessoas sobre como economizar energia.  Sempre que possível, troque as lâmpadas convencionais por outras mais eficientes, como as lâmpadas LED. Apague as luzes ao sair das divisões e, sempre que possível, mantenha os eletrodomésticos fora da tomada.  Se tiver possibilidade, opte por fontes de energia renovável como a energia proveniente das placas fotovoltaicas.

10 – Escolha materiais naturais:

Escolha objectos produzidos em materiais sustentáveis, como a madeira, o algodão, a juta, o rattan, a folha de bananeira, a verga, etc...Pode encontrar estes materiais nos Tapetes, nos Bancos, nos Cestos, nos Individuais, nas Toalhas de Banho, nos Abajures e em tantos outros. São a super tendência na Decoração das últimas estações e parece que a tendência veio para ficar. Assim esperamos!

Como viu, praticar sustentabilidade em casa pode resultar em mudanças positivas para o mundo inteiro! E para começar a ser sustentável partir de AGORA, veja as nossas sugestões para tornar o nosso Planeta na Casa mais melhor Casa do Mundo.