As melhores dicas para escolher a sua Cadeira Suspensa

Características pelas suas formas que lembram ovos, casulos ou gotas de chuva, as Cadeiras Suspensas conferem conforto e aconchego, e ainda nos ajudam a embalar numa bela sesta de Verão.

Foram inicialmente pensadas como um objecto decorativo para o interior da casa, tendo-se tornado rapidamente numa peça esencial para o jardim e espaços exteriores.

Já sabemos que as Cadeiras suspensas além de comporem o seu jardim, são super giras e convidam a uma atitude zen, acrescentando muito conforto e estilo aos dias de Verão. Mas o queremos mesmo saber é: quais os critérios que deve ter em consideração para fazer uma boa escolha? E nós vamos responder :)

1. Porque deve optar por uma Cadeira Suspensa de exterior?

A Cadeira Suspensa é imediatamente identificada pelo o seu gancho superior, que pode ser colocado diretamente no tecto no caso de alguns modelos, ou que fica apoiado sobre uma base assente no chão, em forma de circulo. Estes modelos em particular dão a sensação de que a Cadeira está a flutuar no vazio, convidando a uma experiência de total descontração enquanto se encontra suspensa.
 
Estas Cadeiras Suspensas são relativamente recentes, devendo a sua autoria ao designer finlandês Eero Aarnio, no final dos anos 60. Inicialmente uma vedeta incontornável das decorações de interior ultra contemporâneas e da decoração abstrata, a Cadeira Suspensa passou, de seguida, a surgir nos terraços e nos relvados para grande alegria de todos os que sonham com um móvel de jardim de design arrojado e muito confortável.
 
A Cadeira Suspensa de jardim protege-o dos insetos e de outros bichinhos rastejantes durante as suas sestas de Verão. A sua forma de casulo isola-o ligeiramente do ruído ambiente, criando uma atmosfera mágica que apela ao relaxamento. Finalmente, o seu movimento pendular natural exerce um poder tranquilizante muito agradável que favorece o adormecimento.

E outra enorme vantagem? Quando o Verão terminar, pode recolhê-las para dentro de casa e a adequá-las à sua Decoração de Outono, na sala ou no quarto. Dica: para um cantinho de leitura perfeito, coloque várias Mantas e almofadas dentro do "cesto" da Cadeira, de modo a transformar esta peça de Mobiliário num autêntico ninho de aconchego, ideal para umas leituras nos dias mais frios. 

2. Que material escolher para uma Cadeira Suspensa de jardim?

A escolha da melhor Cadeira Suspensa de exterior para o seu jardim ou para o seu terraço implica, antes de mais, interrogar-se sobre qual será o melhor material. De facto, nem todos apresentam os mesmos critérios estéticos e práticos. No que diz respeito ao "cesto" da Cadeira, podemos encontrar:

  • A Cadeira Suspensa em resina entrelaçada, que utiliza um polímero sintético que é resistente, durável e fácil de cuidar, cujo aspecto entrelaçado nos remete imenso para o vime tradicional. Encontrará modelos de diferentes cores, incluindo o bege, taupe ou o tom wengué.
  • A Cadeira Suspensa em PVC efeito vime tem uma confeção um pouco mais simples e apresenta preços mais acessíveis.
  • A Cadeira Suspensa em alumínio ou aço polietileno, que apresenta qualidades reconhecidas, das quais se destacam uma durabilidade comprovada, um cuidado praticamente inexistente e um peso pluma. Anteveja ter de recorrer a almofadas, como é óbvio, para compor o cesto de alumínio e sentir-se confortável neste. A estrutura da Cadeira e a sua base devem ser de grande robustez para suportarem o peso do corpo. Esta estrutura é disponibilizada tanto em aço quanto em alumínio.

Finalmente, as almofadas são habitualmente feitas em poliéster ou noutra fibra sintética com um efeito que repele a água para melhorar a resistência quando expostas aos elementos externos. Estas têm em comum uma grande facilidade de manutenção, podendo ter capas removíveis.

Antes de conhecer os restantes ritérios, inspire-se com a selecção de imagens que fizemos especialmente para o inspirar na altura de escolher a sua Cadeira Suspensa:

3. Posição sentada ou deitada?

A escolha da posição da sua Cadeira Suspensa vai depender da finalidade para que pretende: preferencialmente procura uma Cadeira de baloiço suspensa ou algo que se assemelhe a uma rede suspensa? As diferentes Cadeiras oferecidas hoje em dia têm uma inclinação que pode variar: algumas, reconhecidas pela sua forma de ovo, permitem usufruir de uma posição sentada e são perfeitas para oferecer um assento divertido e original aos seus convidados enquanto partilham um cocktail.
 
Outras, cuja silhueta faz recordar uma concha, permitem-lhe tirar partido de uma posição semi-inclinada ou inclusive de uma espécie de cama horizontal: o ninho aconchegante e perfeito para uma sesta restabelecedora de forças durante os dias quentes de verão!

4. Que estilo deve ter a cadeira suspensa?

As Cadeiras Suspensas estão muito na moda e, hoje em dia, pode encontrá-las numa vasta gama de cores e de ambientes. Não hesite, em particular, de se entregar de corpo e alma à escolha das almofadas: o branco que fica sempre bem, um belo azul-celeste ou uma outra cor viva oferecerão contraste festivo e agradável com uma estrutura cinza ou bege de resina entrelaçada ou de alumínio. 
 
Desde a elegante Cadeira Suspensa escandinava até aos mais belos modelos vintage, há certamente um estilo que se adequará ao seu terraço. Pode completar o look com um cadeirão de jardim, uma Mesa Outddor ou inclusive uma Cama de Rede Suspensa.

5. Quais são os preços de uma cadeira suspensa?

As Cadeiras Suspensas, devido à sua estrutura complexa, saem um pouco mais caras do que um cadeirão de jardim clássico, mas não deixam de ser acessíveis. Os preços variam consoante o material em que são produzidas, se são mais ou menos resistentes, se têm ou não as almofadas incluídas, por exemplo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudar na escolha da sua Cadeira Suspensa. Posto isto, já escolheu a sua?

Na Loja VIVA encontra vários modelos, em aço polietileno, para que possa fazer a escolha ideal de acordo com o espaço que tem e criar um cantinho de puro conforto e magia.

Veja as nossas Sugestões nas imagens abaixo e descubra todos os modelos aqui.

 

Clique nas imagens para saber mais detalhes.