Com sabor a Tradição de Natal

Num ano atípico e na incerteza do que vai acontecer, há uma certeza que permanece: é Natal e queremos estar com quem mais gostamos.

Fazemos planos incertos, torcendo para que a nossa muita vontade de ter um Natal “normal” seja superior a todos os obstáculos que se vão atravessando no caminho. Imaginamos a família reúnida, a Lareira acesa, a Mesa posta, os lugares marcados, o Serviço de Jantar e a Decoração a usar...

Não são precisos mais pretextos para juntar a família: é Natal e isso basta.

E para manter o espírito aceso, reinventamos Tradições e criamos novas memórias.

Quem nunca passou tardes inteiras de Pastelaria na cozinha, entre Formas, Peneiras, Rolos e Utensílios de Cozinha, com a Avó e com a Mãe a preparar as melhores receitas de Sobremesas? Bolachinhas no forno, o famoso Arroz Doce, a Torta de Natal...

E para lhe deixarmos um gostinho de um Natal “normal”, deixamos-lhe algumas ideias de Sobremesas e também sugestões dos artigos essenciais para preparar e servir as suas receitas de uma maneira elegante, funcional e muito especial.

É que afinal a única certeza que importa é mesmo esta: aproveitarmos da melhor maneira o tempo com as pessoas que são mais importantes para nós.

Ora veja e delicie-se.....

E em contagem decrescente para o Natal, deixamos-lhe uma deliciosa, e muito bonita, sugestão para uma Sobremesa a condizer com a época.

É Vegan e pode comer sem culpa pois as calorias são muito poucas!

 

TARTE DE GENGIBRE E CHOCOLATE

INGREDIENTES 

Para a base:

  • 1/3 chávena de óleo de coco
  • 220 g / 1 + 2/3 xícara de farinha
  • 2 colheres de chá de gengibre moído
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • ½ colher de chá de especiarias moídas
  • ½ colher de chá de cravo moído
  • ½ colher de chá de noz-moscada moída
  • ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Uma boa pitada de sal marinho fino
  • 65 g / 1/3 xícara de açúcar mascavado escuro
  • 30 ml / 2 colheres de sopa de aquafaba (substituto vegan para os ovos, à base de legumes)
  • 75 ml / ¼ xícara + 1 colher de sopa de xarope de ácer (maple syrup) ou melaço

Para o Recheio:

  • 300 g / 10,5 oz 70% de chocolate preto vegan
  • 120 ml / ½ chávena de creme de coco (parte sólida de leite de coco integral)
  • 180 ml / ¾ chávena de leite de amêndoa
  • 80 ml / 1/3 chávena de Amaretto (licor à base de frutos, como pêssego)
  • 80 ml / 1/3 chávena de xarope de ácer

MÉTODO

Base:

Coloque o óleo de coco numa panela pequena e derreta na configuração mais baixa. Deixe arrefecer. Peneire a farinha, todas as especiarias, o bicarbonato e o sal numa tigela média. Misture muito bem.
Coloque o óleo de coco arrefecido, o açúcar e a aquafaba numa tigela grande. Bata-os com um batedor elétrico até incorporar bem e engrossar ligeiramente.  Adicione o xarope de ácer e bata mais um pouco até obter uma mistura espessa e homogênea.
Junte ½ da mistura de farinha aos ingredientes molhados e, uma vez combinados, adicione a metade restante. Certifique-se de que não há bolsos de farinha e que tudo está bem misturado, mas não amasse.
A massa vai ficar bem solta e pegajosa, mas tudo bem, é como deve ser. Embrulhe a massa num pouco de filme plástico e coloque no frio por pelo menos 1 hora. Pode mantê-lo sem problema no frio durante a noite também.
Deixe a massa atingir a temperatura ambiente e enrole-a lenta e delicadamente entre duas folhas de papel manteiga ou sobre uma superfície levemente enfarinhada.
Abra a massa num círculo fino de 3 mm, que seja grande o suficiente para cobrir a base da forma da tarte e as laterais. Abra a massa enrolada num rolo, coloque o rolo sobre a forma da torta e delicadamente desenrole a massa na parte superior da forma da tarte.
Molde a massa na forma da tarte (certificando-se de que ela caiba bem em todos os lugares) e corte o excesso com uma faca afiada. Conserte os buracos ou pontas finas dos restos e fure o fundo da massa com um garfo nalguns lugares.
Coloque a caixa forrada de tarte de volta no frio enquanto aquece o forno a 175 ° C. Assim que o forno estiver pronto, forre o interior da forma com um grande pedaço de papel manteiga/vegetal (eu amasso primeiro para que fique mais flexível). Deixe no forno por uns 10 minutos.
Após 15 minutos, retire o papel manteiga e leve novamente a tarte ao forno por mais 10-15 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Recheio:

Coloque chocolate partido em pedaços e o creme de coco num copo limpo ou numa tigela de metal em banho-maria. Aqueça os dois na configuração mais baixa (a água em baixo não deve ferver) até o chocolate derreter. Certifique-se de que a água não toca na tigela em que o chocolate está.

Assim que o chocolate derreter, bata juntamente com o creme, com uma vara de arames e em seguida adicione o leite de amêndoa, o amaretto (Licor de Fruta) e o xarope de ácer. Pode ajustar a quantidade de xarope a gosto, mas certifique-se de compensar adicionando mais leite de amêndoa.
Deixe a mistura arrefecer e preencha a forma da tarte. Transfira a caixa da tarte cheia para o frio. Deixe solidificar por pelo menos 8 horas.
Decore a gosto.